2OIS: Tudo o que eles pediam era nosso coração


A banda foi formada quando o vocalista e guitarrista Leo Ramos e a também vocalista e guitarrista General Sih se conheceram através da internet. Emergidos da época em que artistas independentes estavam se destacando no mercado musical nacional a banda surge  — com o nome Painel de Controle  participando do reality show de descobrimento musical Astros  — uma espécie de American Idol brasileiro  — exibido no canal livre SBT. Eles ganharam a edição de Setembro de 2008.

A faixa cantada do no programa televisivo “Ciúmes Do Tamanho Do Planeta Terra” garantiu para a banda um contrato com a gravadora Lua Music.

A dupla ainda recebeu a adição do baterista Eloy Casagrande, o baixista Bernardo John e o guitarrista Jean Diaz que entraram para a gravação do único álbum da banda lançado em 2010 “A Quarta Ponte“.  Seu último trabalho em conjunto foi a música “Alguma Frase Idiota Falando Que Isso Não É Amor (O Amor é Outra Coisa)” datado de 28 de Maço de 2014.


 

Com duração de 54:51 minutos, seu — único  álbum é “A Quarta Ponte” que foi lançado no ano de 2010. O álbum foi concluído após duas semanas de trabalho e a banda mesma o produziu. A banda apresenta uma bela parceria entre Leo Sih na composição das letras que falam sobre a vida, relacionamentos, amizades e companheirismo.

TONALIDADE SONORA: GHOST 1


A gente faz as músicas. A gente vai meio que brincando com as palavras, com as notas. A gente vai meio que imaginando umas cenas ridículas assim, e vai meio que criando em cima disso.

— Leo Ramos

O álbum abre com a música “Hoje Eu Acordei Com A Macaca” e termina com “Hoje Eu Vou Dormir Com A Macaca“. Ambas as músicas são calmas, tranquilas e apresentam uma letra que resume como o álbum é: Um misto. Bons Backing Vocals, violão em destaque e uma boa divisão entre os vocais de Leo Sih. Ambas as músicas parecem ser interligadas e isso fica mais evidente na quarta faixa do álbum “Me Sinto Um Repolho“. Essa é sem dúvida alguma a letra mais reflexivas que o álbum apresenta. A música começa parada e vai evoluindo na velocidade que a música avança. Trechos como [“Quero andar sem tropeçar“] e [“Eu vou falar o quanto eu quis ter um lugar para ser feliz “] refletem o quão evoluídos e o quão juntos a dupla era no quesito de escrever. Apresentando uma batida simples e memorável a música consegue refletir com maestria o que era a banda e qual era o seu objetivo; A segunda faixa do álbum é o hit “Eu Pago Inteira Pra Ela …“, quiçá a música bem elaborada do álbum. A música se destaca das outras por apresentar um dueto bem dividido entre Leo Sih e uma excelente sincronia entre baixo, violão e bateria. Percebemos uma mistura de PopAcústico Rock N’ Roll. A sua letra também é muito boa, o refrão sobre o que se trata a música: [“Tudo o que eu peço é o seu coração / Todo o dia eu digo Sim e você Não”]; A música é seguida pela faixa que alavancou a banda, “Ciúme Do Tamanho Do Planeta Terra“. Nessa faixa o vocal de Leo não combina muito com a proposta da música e com o vocal de General Sih, sua voz é rasgada e acaba por não combinar. O vocal de Sih é o destaque, sua voz se encaixa no ritmo dos outros instrumentos e ela possui uma boa diferenciação no refrão da música.


 


 

Com a adição dos teclados a quinta faixa do álbum “Quando Tudo Dá Errado, Brota Algo Do Nada E Piora” apresenta uma música sobre erros, azares e decepções presentes em nossas relações. O trecho [“Vamos estender a mão / Eles que precisam, eu não”] demonstra que mesmo que as coisas deem errado para nós, devemos manter a cabeça erguida e um bom pensamento; A sexta faixa é a sonolenta “Olá, Eu Sou Um Fantasma“. A música que mais se aproxima do gênero MPB possui traços de algumas músicas Pop do final dos anos 1900 e início dos 2000. A junção de ambos os vocais, a adição de Backing Vocals por parte dos outros integrantes da banda ao lado de uma batida mais calma e vagarosa fazem dessa faixa algo único no álbum. A música se mistura com a inesperada sétima faixa “O Som do Além“, uma música de apenas 48 segundos de duração que apresenta uma espécie de micro versão em menor ritmo do refrão de “Ciúmes Do Tamanho Do Planeta Terra“; A oitava faixa fica com a música “Eu Só Divirto Hienas“. No início ela se assemelha bastante com “Ciúmes Do Tamanho Do Planeta Terra” no questão sonoridade instrumental, mas a letra é diferente e com o tempo a batida da música vai mudando, também. A música fala sobre sentimentos como a tristeza. E como falamos de tristeza de uma melhor do que falando sobre palhaços? O trecho [“Já fiz piadas de todos os tipos / Nenhuma deles fez algum sentido”]  reflete um pouco dessa insegurança que temos dentro de nós, assim como o trecho [“Eu sou o palhaço / E sinto que sou mal compreendido”];  Algumas letras deixam definido que o álbum foi composto para o final da adolescência e o início da vida adulta, isso se destaca na nona faixa “Sou Hipocondríaco Com Foça“. Com um inicio dançante e viciante embalados pelo casamento mais que perfeito entre baixo e violão, a música se esvai em uma letra sobre sobre nada mais nada menos do que a vida. Com uma melodia muito bom a música tem uma harmonia entre os vocais e todos os instrumentos. Quiçá a música mais bem composta do álbum.



A décima faixa é “Sem Pressa” que abre um espaço a mais para os teclados e para a guitarra. Ambos ficam em segundo plano, mas perante a proposta diferente da música, se encaixam bem. A música tem dessa vez os vocais de General Sih, apenas. Apesar de ser uma música diferente das outras, mantém o mesmo padrão; A décima primeira faixa é a imersiva “O Astronauta“. Essa música tem um destaque das outras por apresentar uma sonoridade diferenciada de todas. Com um vocal e batidas mais calmas, a música carrega um grande destaque para a letra profunda e sentimental. Enquanto “Sou Hipocondríaco Com Força” fala sobre palhaço e sobre sentimentos, “O Astronauta” fala sobre tal e sobre a mudança de casa. Enquanto o vocal de Leo e Sih cantam [“Sinto falta da minha casa”] recebemos um Backing Vocal [“Quero voltar / Voltar no tempo”]. Uma música bastante reflexiva; A décima segunda faixa é “Narrando A Ansiedade Alheia” que segue o mesmo rumo das primeiras músicas, porém apresenta uma velocidade maior no violão e uma mistura maior de elementos sonoros juntos. No final da música somos surpreendidos por uma incrementação Heavy Metal nos vocais e na bateria. Bateria essa que é mais pulsante nessa faixa; “Antigamente Até Que Era Legal, Mas Hoje Em Dia Perdeu A Graça” é a décima terceira faixa. Com 07:20 minutos de duração, é a faixa mais longa do álbum que é dominada por canções de 3-4 minutos. A faixa apresenta uma sonoridade experimental e um refrão que fica na cabeça graças ao contexto abordado na faixa, e no álbum também.


 


Eu vivo pelo Brasil fuçando atrás de bandas novas, na internet. Tenho o maior prazer de dizer pra galera que uma das maiores descobertas que eu fiz nos últimos tempos foi aqui no palco do Astros, com o 2OIS

— Carlos Miranda; Jornalista, Crítico e Produtor Musical durante o programa Astros

Além de serem excelentes parceiros letristas, a dupla se esbanja de verdade no vocal escrachado e forçado.  Em alguns momentos o vocal de Leo Ramos destoa da sonoridade e do ritmo dos instrumentos, assim como também destoa do vocal de sua parceira. Em alguns momentos, Leo força muito a sua voz e isso acaba por diferenciar muito a sua parte do resto, até mesmo chega a ser desnecessário. Mas ainda assim é bom e compreensível perante a proposta; Já General Sih é diferente, ela possuí um excelente vocal, embora sua capacidade seja limitada ela consegue impor tudo o que consegue, isso por que ela tenta se impor a música e se centrar mais nela.

A banda define o seu único trabalho de estúdio com a categoria Acústico Experimental. Nem um pouco exagerado. A sonoridade do álbum não é difícil, nada complexa, muito pelo contrário, é uma sonoridade calma e simples.  Um dos instrumentos que mais se destaque é o violão, presente em quase todas as faixas e sempre tenta se diferenciar dos outros instrumentos. A bateria também é um caso a parte, o baterista é Eloy Casagrande — conhecido no mundo do metal por trabalhar com bandas como a consagrada SepulturaGloria Iahweh e em parcerias como a de André Matos, ex-Angra — expõe aqui um trabalho diferente do que estamos acostumados a ouvir em seus trabalhos, é algo mais melódico e tranquilo, destaque em especial para a faixa “O Astronauta“. É muito difícil pensar em uma música da banda que se destaque nesse álbum, pois elas apresentam arranjos muito bem feitos e estruturados.

Diferentemente de algumas bandas indies brasileiras que — até então — mesclavam bossa nova, música nordestina e acústico, 2OIS é uma banda que quis apresentar uma mistura de rock experimental e pop também enamorada com o indie. O resultado foi nada mais nada menos do que fenomenal. A penúltima faixa do álbum, “Antigamente Até Que Era Legal … ” demonstra o quão bem estruturada e diferente a banda estava tentando ser. E conseguiu. Entretanto percebemos que a banda queria inovar, queria mostrar o seu material diferente e acabou ficando preso nele em todas as faixas, tornando assim o álbum algo repetitivo e em alguns momentos cansativo. Em certas músicas conseguimos perceber que há uma “reciclagem” de sonoridades de outras faixas do mesmo álbum; As tonalidades e a velocidade do vocal também é muito semelhante em todas as faixas, porém o diferencial é a parceria vocal o que é possível de ser relevado. As letras se baseiam no início da vida adulta, podemos entender isso quando a primeira estrofe começa com Leo cantando [“Eu sou o novo cara igual, que não se acha normal / E ultimamente eu ando totalmente, sem paciência e mal / É um misto de cansaço, com o tédio / Espírito mental”].

A banda infelizmente está fora das atividades, os membros da banda se separaram migrando para caminhos diferentes. Leo Ramos ao lado de Jean Diaz foram para a banda Supercombo, General Sih segue uma carreira solo e mora no exterior; o baterista Eloy Casagrande está presente em vários projetos, mas está atualmente tocando na banda Iahweh enquanto o baixista Bernardo John segue em carreira solo.


 

PARA ESCUTAR:

Bernado JohnGeneral SihIahwehSupercombo;


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s